Análise Hierárquica de Similaridade e Análise Estatística Implicativa – A.S.I.

Formato: Presencial

ÁREA

Estatística

DATA

Turma em formação

DURAÇÃO

12h

LOCAL

a definir

descrição

O curso tem por objetivo principal debater as potencialidades, a pertinência, bem como a importância da realização de análises estatísticas de dados multidimensionais (análise hierárquica de similaridade, análise implicativa e a hierarquia coesitiva) nas investigações em Educação Matemática, Medicina, Psicologia e em investigações em Educação etc.

Para o desenvolvimento do curso de formação, prevemos três momentos:

Debates e reflexões sobre as fases fundamentais de uma análise de dados multidimensionais (instrumentos de coleta de dados, organização e exploração, instrumentos de tratamentos, interpretação, levando em conta a questão e os objetivos da pesquisa);

Iniciação ao uso do software CHIC (Classificação Hierárquica, Implicativa e Coesitiva)

Debates e reflexões sobre os aspectos teóricos e intuitivos sobre os diferentes métodos de análise de dados multidimensionais e aplicação desses métodos em dados dos participantes;

a quem se destina

  • Pesquisadores, professores, profissionais da área de avaliação.
  • Estudantes de Mestrado
  • Estudantes de Doutoramento
  • Profissionais que desenvolvem investigação científica (Ciências Sociais e Humanas, Saúde, gestão administrativa etc.).

formador

  • Prof Dr Saddo Ag Almouloud
  • Profa Dra Cileda de Queiroz e Silva Coutinho 

programa

Como havíamos apontado na introdução, desenvolveremos a formação nos seguintes momentos:

  1. Debates e reflexões sobre as fases fundamentais de uma análise de dados multidimensionais (instrumentos de coleta de dados, organização e exploração, instrumentos de tratamentos, interpretação, levando em conta a questão e os objetivos da pesquisa);
  2. Iniciação ao uso do software CHIC (Classificação Hierárquica, Implicativa e Coesitiva)
  3. Debates e reflexões sobre os aspectos teóricos e intuitivos sobre os diferentes métodos de análise de dados multidimensionais e aplicação desses métodos em dados dos participantes; Debates e reflexões sobre os aspectos teóricos e intuitivos sobre os diferentes métodos de análise de dados multidimensionais e oferta de oficinas sobre os métodos;
  4. Compreensão do papel, origem, e das propriedades de um método de tratamento e de análise de dados: a análise implicativa;
  5. Oficinas sobre o uso o software CHIC (Classificação Hierárquica Implicativa e Coesiva) de tratamento de arquivos no intuito de buscar regras de associação.

descrição detalhada do curso

Saiba mais sobre o curso.

preço

R$ 750,00 – vagas limitadas a 20 pessoas.

horário e data

pré-requisitos e metodologia

Formato: Presencial e este curso exige número mínimo de 7 inscritos confirmados para efetivação.

Rácio:

  • Módulo 1: 30% de Teoria e 70% de Prática
  • Módulo 2: 70% de Teoria e 30% de Prática

Recursos e software: Material em PDF, software CHIC e planilha Excel (trazer computador portátil com o Software CHIC e Planilha Excel)

Materiais utilizados e disponibilizados:

Serão disponibilizados todos os slides das aulas em formato digital (pdf).

Outros tópicos:  será promovida uma Avaliação

Será solicitada a análise de um banco de dados construído pelos participantes do curso.

Referência bibliográficas

ALMOULOUD, Saddo A. O que Está pode Detrás do CHIC? In: Uso do CHIC na Formação de Educadores: à guisa de apresentação dos fundamentos e das pesquisas e foco. José Armando Valente; Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida (organizadores). 1. Ed. – Rio de Janeiro: Letra Capital, 2015.

ALMOULOUD, Saddo Ag., COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva. Áudio Gravado do Minicurso do software CHIC: o método estatístico implicativo utilizado em estudos qualitativos de regras de associação. Contribuição à pesquisa em educação. Pontifícia Universidade de São Paulo, outubro de 2017.

ANDRADE, Marilene, VALENTE, José Armando Contribuições do CHIC para revelar o processo de apropriação das tecnologias digitais . São Paulo: Revista Educação Matemática Pesquisa Vol. 16.3, 2014 (in https://revistas.pucsp.br/emp/article/view/21544/pdf)

STAMATO, Maria Izabel Calil, HENRIQUES, Flávia, AZEVEDO, Eliane Cristina de, A atuação do psicólogo na prevenção de situações de emergências e desastres: conhecendo a percepção de risco da população. São Paulo: Revista Educação Matemática Pesquisa Vol. 16.3, 2014 (in https://revistas.pucsp.br/emp/article/view/21596/pdf)

Ao final do curso, será entregue um certificado de participação.

localização

A Definir

Fale conosco

gades solutions

Telefone + WhatsApp: +55 11 4371 0701

Celular + WhatsApp: +55 11 9 8336 0707

Email: info@gades-solutions.com.br

contate-nos

Por favor, introduza os seus dados. Entraremos em contato em breve.

1 + 3 =

Iremos utilizar os seus dados para lhe dar informação acerca de serviços e produtos da Gades Solutions. Para mais informações consulte a nossa Política de Privacidade.

 

COPYRIGHT © 2019 • GADES SOLUTIONS • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS