Gestão Patrimonial
descrição
Plataforma integrada de gestão e controle de inventário que, além da Receita e da Despesa Contabil do bem, prevê também, Amortizações, baixas e outros elementos contábeis para uma gestão mais eficaz da vida do bem e do universo patrimonial da sua Organização.
Objetivos
A nível do Inventário
• Garantir o adequado registro dos bens do ativo imobilizado não financeiro do Estado e/ou Organizações e Empresas;
• Proporcionar uma identificação clara e objetiva de cada bem;
• Promover uma maior reutilização dos bens, facilitando a sua transferência interna e entre entidades e instituições;
• Disponibilizar, em formato digital, plantas de localização e de interiores dos edifícios do Estado e dos locados para e pelo Estado e/ou Organizações e Empresas;
• Promover a afetação dos bens móveis aos locais e aos funcionários responsáveis pela sua guarda e conservação.
• Suportar e agilizar as operações de inventário, garantindo a atualização da informação dos bens;
• Permitir o registo de todas as operações com impacto direto nos valores patrimoniais dos bens, automatizando o cálculo das depreciações e das manutenções e benfeitorias que provoquem aumento de vida útil dos bens;
• Disponibilizar a informação de gestão requerida quer pelas disposições legais, quer pelas necessidades operacionais específicas da Entidade;
• Disponibilizar, em formato digital, os documentos contábeis referentes à aquisição / construção / produção de bens patrimoniais;
• Controlar os processos de atualização da informação, mantendo o respectivo histórico do bem;
• Evitar a duplicidade, quer de informação, quer de tarefas;
• Facilitar o acesso à informação, tornando-a mais fácil de pesquisar;
• Facilitar o acesso à informação, mantendo o nível apropriado de permissões para fins de auditoria
vantagens
• Plataforma elaborada de acordo com a legislação em vigor para cada setor de cada país;
• Registo da localização de bens inventariados com histórico de localização;
• Produção de etiquetas e leitura de códigos de barras;
• Interligação com o módulo financeiro para evitar duplicidade de tarefas e de dados e facilitar a gestão geral do património;
• Cálculo automático dos valores relacionados com a amortização e com a avaliação de bens;
• Elaboração automática e uniforme de mapas estatísticos obrigatórios por lei;
• Conhecimento e atribuição de responsabilidade sobre os bens móveis, veículos, imóveis e ativos intangíveis que integram o patrimônio da organização;
• Importação de histórico pré-existente;
• Aumento dos níveis de controle do patrimônio existente;
• Maior eficácia na gestão da informação patrimonial, com base em pesquisas e cruzamento de dados.
• Incremento dos índices de segurança da informação com políticas de backup diárias.
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