Revisão Sistemática e Meta-análise: por que, para quê e como desenvolver?
Módulo Avançado

Formato: Presencial

ÁREA

Estatística / Saúde

DATA

primeiro trimestre 2020

DURAÇÃO

16h

LOCAL

São Paulo

descrição

O aumento do número de publicações científicas e a necessidade de que o conhecimento da melhor evidência existente sobre o efeito de uma exposição ou de uma intervenção chegue o mais rápido possível a gestores e profissionais de saúde justificam a necessidade da organização de sínteses das evidências existentes. Portanto, faz-se necessário sintetizar todas as provas de investigação de alta qualidade relevante para um problema/pergunta de pesquisa.

 Esta síntese pode ser realizada por meio de uma revisão sistemática que deve ser focada em uma questão específica que buscará minimizar a ocorrência de vieses tanto na seleção dos estudos como também na análise e interpretação dos resultados, que poderá ou não utilizar técnicas estatísticas.

 Pretende‑se que, ao final do curso, o participante esteja capacitado a:

 Desenhar um protocolo de revisão sistemática;

  • Conduzir uma revisão sistemática;
  • Sumarizar evidências da literatura;
  • Operacionalizar meta-análise (se aplicável).

a quem se destina

Estudantes de graduação, pós-graduação, profissionais com e sem vínculos acadêmicos.

formador

Augusto César F. De Moraes, B.S., M.Sc., Ph.D.

http://www.linkedin.com/in/augustocesarfm

CV: http://lattes.cnpq.br/1475428568161112
MyNCBI: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/myncbi/1dEN6uZAllR5G/bibliography/public/

Epidemiologista e Educador Físico no Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, onde ocupa o cargo atual de Jovem Cientista Associado Financiado pela FAPESP. É Coordenador Científico do YCARE (Youth/Child cArdiovascular Risk and Environmental) Research Group da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Com B.Sc. em Educação Física, Residência em Fisiologia Humana, M.Sc. em Pediatria, e dois diplomas de Doutorado (área: Epidemiologia e Ciências da Saúde) um graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, (Brasil), e outro pela Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Zaragoza, (Espanha).

Realizou pós-doutorado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, supervisionado pelo Livre Docente Heraclito B. Carvalho. E pós-doutorado na Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, Departamento de Epidemiologia, supervisionado pelo Professor Emérito Moyses Szklo. Atualmente membro das Sociedades Científicas: Society for Epidemiologic Research (SER) desde 2017; International Epidemiological Association (IEA) desde 2014; American Society of Nutrition (ASN) desde 2016.

Marcus Vinicius Nascimento-Ferreira, M.Sc., Ph.D.

YCARE (Youth/Child cArdiovascular Risk and Environmental) Research Group
Faculdade de Medicina, Universidade de Sao Paulo, Sao Paulo, SP, Brazil.

CV: http://lattes.cnpq.br/6717619395404581 
ORCID: http://orcid.org/0000-0002-6344-1044
ResearcherID: http://www.researcherid.com/rid/F-7531-2018

Pós-doutorando em Medicina Preventiva, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Formado em Educação Física pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), especialista em Atividade Física: aspectos fisiológicos, patológicos e farmacológicos pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e mestre em Ciências do Desporto: Avaliação e Prescrição da Atividade Física pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto D’ouro (UTAD, Portugal – revalidação EACH/USP). Doutor em Medicina Preventiva, FMUSP e em Ciencias de la Salud y del Deporte, Universidad de Zaragoza (UNIZAR). Membro do grupo de pesquisa YCARE – Youth Cardiovascular Risk and Environment Research Group, FMUSP, São Paulo. Cientista em epidemiologia do ambiente cardiovascular e obesidade, principalmente, em crianças e adolescentes.

programa

1Parte: Revisão de Conceitos de Revisão Sistemática e Meta-análise no Stata

Revisão de Conceitos em Revisões Sistemáticas e Meta-análises

Estudos Observacionais: qual a evidência que provém?

Peculiaridades em Revisões Sistemáticas de Estudos Observacionais

Atividade Prática 1: Construa o seu próprio protocolo de Revisão de Sistemática.

Meta-análise no Stata – Atividade Prática 2
       – Stata: revisão básica
       – Meta-análise de dados comparados e não comparados
       – Dados brutos versus dados ajustados

 

2. Parte: Estudos Diagnósticos e Ensaios Clínicos Randomizados (ou não)

Estudos de testes diagnósticos: revisão de conceitos

Elaboração da pergunta para estudos de testes diagnósticos

Atividade prática 2: leitura e interpretação de estudos de teste diagnóstico (STARD)

Ensaios clínicos de testes diagnósticos versus estudos de acurácia diagnóstica

Extração de dados: informações, formato, ferramentas

 

3. Parte: Qualidade da evidência, viés de publicação e Meta-análise

Avaliação da qualidade da evidência: STARD e QUADAS 2

Avaliando viés de publicação

Sumarização da medida de efeito

Atividade prática 3: extração de dados

Meta-análise: aspectos estatísticos

Heterogeneidade estatística: O que fazer com ela?

Interpretação e aplicabilidade dos resultados

 

4. Parte: Peculiaridades da Meta-análise & Meta-regressão

Heterogeneidade Residual: Estratégias de Análise

Modelos Mistos em Meta-análises

Meta-Regressão: Conceitos Básicos e Interpretação

Meta-Regressão com Múltiplas Covariáveis

Meta-análise de dados categóricos

preço

R$ 970,00 – vagas limitadas à 30 inscritos.

horário e data

Data: Primeiro Trimestre 2020
Horário: A definir

Novas turmas, entre em contato para mais informações.

pré-requisitos e metodologia

Metodologia

Metodologia de aulas expositivas com participação ativa dos inscritos.

Formato: Presencial e este curso exige número mínimo de 7 inscritos confirmados para efetivação.
Rácio: 50% de Teoria e 50% de Prática
Materiais utilizados e disponibilizados: arquivos de pdf, banco de dados e lista de comandos do Stata.

Pré-requisitos
Requisito: Experiência em revisão sistemática (ao menos 1 artigo publicado com este desenho) ou participação no curso básico.

Recursos Tecnológicos
Necessário que os estudantes tragam seus notebooks e tenham instalados os softwares citados no programa.
Quando necessário, solicitar ao fabricante a versão trial.
Em caso de dúvidas entre em contato com a Gades.

Avaliação
Não haverá 

Referência bibliográficas

  1. Collese TS, Nascimento-Ferreira MV, de Moraes ACF, Rendo-Urteaga T, Bel-Serrat S, Moreno LA, Carvalho HB. Role of fruits and vegetables in adolescent cardiovascular health: a systematic review. Nutr Rev. 2017 May 1;75(5):339-349.
  2. Collese TS, Vatavuk-Serrati G, Nascimento-Ferreira MV, De Moraes ACF, Carvalho HB. What is the Validity of Questionnaires Assessing Fruit and Vegetable Consumption in Children when Compared with Blood Biomarkers? A Meta-Analysis. Nutrients. 2018 Oct 1;10(10). pii: E1396.
  3. Nascimento-Ferreira MV, De Moraes ACF, Toazza Oliveira PV, Rendo-Urteaga T, Gracia-Marco L, Forjaz CLM, Moreno LA, Carvalho HB. Assessment of physical activity intensity and duration in the paediatric population: evidence to support an a priori hypothesis and sample size in the agreement between subjective and objective methods. Obes Rev. 2018 Jun;19(6):810-824.
  4. Collese TS, Nascimento-Ferreira MV, de Moraes ACF, Rendo-Urteaga T, Bel-Serrat S, Moreno LA, Carvalho HB. Role of fruits and vegetables in adolescent cardiovascular health: a systematic review. Nutr Rev. 2017 May 1;75(5):339-349.
  5. Nascimento-Ferreira MV, Moraes ACF, Rendo Urteaga T, Oliveira PVT, Moreno LA, Barbosa Carvalho H. Impact of methodological approaches in the agreement between subjective and objective methods for assessing screen time and sedentary behavior in pediatric population: a systematic review. Nutr Hosp. 2019 Apr 10;36(2):449-462.
  6. Egger M, Davey Smith G, Altman DG (eds). Systematic Reviews in Health Care: Meta-analysis in context. 2001. London: BMJ books.
  7. Juni P, Witschi A, Bloch R. The hazards of scoring the quality of clinical trials for meta-analysis. JAMA 1999;282:1054-60.

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