Revisão Sistemática e Meta-análise: por que, para quê e como desenvolver?
Módulo Básico

Formato: Presencial

ÁREA

Estatística / Saúde

DATA

turma em formação

DURAÇÃO

16h

LOCAL

São Paulo

descrição

O aumento do número de publicações científicas e a necessidade de que o conhecimento da melhor evidência existente sobre o efeito de uma exposição ou de uma intervenção chegue o mais rápido possível a gestores e profissionais de saúde, justificam a necessidade da organização de sínteses das evidências existentes. Portanto, faz-se necessário sintetizar todas as provas de investigação de alta qualidade relevante para um problema/pergunta de pesquisa.

 Esta síntese pode ser realizada por meio de uma revisão sistemática que deve ser focada em uma questão específica que buscará minimizar a ocorrência de vieses tanto na seleção dos estudos como também na análise e interpretação dos resultados, que poderá ou não utilizar técnicas estatísticas.

 Pretende‑se que, ao final do curso, o participante esteja capacitado a:

  • Compreender os princípios básicos dos tipos de estudos epidemiológicos mais frequentemente utilizados;
  • Compreender os conceitos básicos de revisão sistemática;
  • Entender a importância das estratégias de busca, seleção de artigos e técnicas de sumarização de dados e síntese de evidências científicas;
  • Interpretar achados em Revisão Sistemática e Meta-análise (ciências da saúde baseada em evidências).

a quem se destina

Estudantes de graduação, pós-graduação, profissionais com e sem vínculos acadêmicos.

formador

Augusto César F. De Moraes, B.S., M.Sc., Ph.D.

http://www.linkedin.com/in/augustocesarfm

CV: http://lattes.cnpq.br/1475428568161112
MyNCBI: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/myncbi/1dEN6uZAllR5G/bibliography/public/

Epidemiologista e Educador Físico no Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, onde ocupa o cargo atual de Jovem Cientista Associado Financiado pela FAPESP. É Coordenador Científico do YCARE (Youth/Child cArdiovascular Risk and Environmental) Research Group da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Com B.Sc. em Educação Física, Residência em Fisiologia Humana, M.Sc. em Pediatria, e dois diplomas de Doutorado (área: Epidemiologia e Ciências da Saúde) um graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, (Brasil), e outro pela Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Zaragoza, (Espanha).

Realizou pós-doutorado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, supervisionado pelo Livre Docente Heraclito B. Carvalho. E pós-doutorado na Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, Departamento de Epidemiologia, supervisionado pelo Professor Emérito Moyses Szklo. Atualmente membro das Sociedades Científicas: Society for Epidemiologic Research (SER) desde 2017; International Epidemiological Association (IEA) desde 2014; American Society of Nutrition (ASN) desde 2016.

Marcus Vinicius Nascimento-Ferreira, M.Sc., Ph.D.

YCARE (Youth/Child cArdiovascular Risk and Environmental) Research Group
Faculdade de Medicina, Universidade de Sao Paulo, Sao Paulo, SP, Brazil.

CV: http://lattes.cnpq.br/6717619395404581  
ORCID: http://orcid.org/0000-0002-6344-1044
ResearcherID: http://www.researcherid.com/rid/F-7531-2018

Pós-doutorando em Medicina Preventiva, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Formado em Educação Física pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), especialista em Atividade Física: aspectos fisiológicos, patológicos e farmacológicos pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e mestre em Ciências do Desporto: Avaliação e Prescrição da Atividade Física pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto D’ouro (UTAD, Portugal – revalidação EACH/USP). Doutor em Medicina Preventiva, FMUSP e em Ciencias de la Salud y del Deporte, Universidad de Zaragoza (UNIZAR). Membro do grupo de pesquisa YCARE – Youth Cardiovascular Risk and Environment Research Group, FMUSP, São Paulo. Cientista em epidemiologia do ambiente cardiovascular e obesidade, principalmente, em crianças e adolescentes.

programa

1Parte: Introdução à Revisão Sistemática

Conceitos básicos sobre revisões sistemáticas e formulação da questão de pesquisa

Elaboração do protocolo de revisão sistemática (PICO e/ou PECO)

Busca: conceitos básicos e planos de ação em cada base de dados (PubMed, Cochrane Data-base, EMBASE, Web of Science, SCOPUS)

Literatura Cinzenta: o que é?

Atividade Prática 1: Vamos para internet – Endnoteweb

Fluxograma dos estudos identificados: Como gerenciar

 

2Parte: Seleção dos Estudos e Extração de Dados

Evidências científicas, importância e natureza da variabilidade entre estudos

Avaliação da elegibilidade dos estudos

Qualidade metodológica de ensaios clínicos (avaliação do risco de viés)

Atividade Prática 2: avaliação de qualidade metodológica de artigos selecionados

Atividade Prática 3: Extração de dados de estudos incluídos: formulários e banco de dados

Escolha das medidas de efeito

 

3Parte: Sumarizar os dados “Meta-análise”

Conceitos básicos de meta-análise e análise de dados

Conceitos de heterogeneidade e métodos usados para combinar os estudos: modelos de efeito fixo e aleatório, inconsistência, análise de sensibilidade e meta-regressão.

Avaliação de viés de publicação.

Atividade Prática 4: Introdução ao Stata e construção do banco de dados

 

4Parte: Análise Crítica de Revisão Sistemática

Avaliação da qualidade metodológica em estudos: é realmente necessário?

Avaliação da qualidade da evidência: abordagem GRADE

Atividade Prática 5: resolução de exercícios de revisão sistemática e Meta-análise

Publicação de revises sistemáticas: PRISMA Statement

Leitura crítica de revisões sistemática. Avaliação da qualidade da revisão: AMSTAR

preço

R$ 970,00 – vagas limitadas à 30 inscritos.

horário e data

Data: Turma em Formação
Horário:
– Dias 19 e 20/09 – 19h às 23h
– Dia 21/09 – 9h às 18h (intervalo para almoço das 13h às 14h)

Novas turmas, entre em contato para mais informações.

pré-requisitos e metodologia

Metodologia de aulas expositivas com participação ativa dos inscritos.

Formato: Presencial e este curso exige número mínimo de 7 inscritos confirmados para efetivação.
Rácio: 50% de Teoria e 50% de Prática
Materiais utilizados e disponibilizados: arquivos de PDF, banco de dados e lista de comandos do Stata.

Pré-requisitos
Não há para curso básico.

Recursos Tecnológicos
Necessário que os estudantes tragam seus notebooks e tenham instalados os softwares citados no programa.
Quando necessário, solicitar ao fabricante a versão trial.
Em caso de dúvidas entre em contato com a Gades.

 Avaliação
Não haverá

Referências Bibliográficas

  1. De Moraes AC, Fadoni RP, Ricardi LM, Souza TC, Rosaneli CF, Nakashima AT, Falcão MC. Prevalence of abdominal obesity in adolescents: a systematic review. Obes Rev. 2011 Feb;12(2):69-77.
  2. De Moraes AC, Fulaz CS, Netto-Oliveira ER, Reichert FF. [Prevalence of metabolic syndrome in adolescents: a systematic review]. Cad Saude Publica. 2009 Jun;25(6):1195-202.
  3. Nascimento-Ferreira MV, Collese TS, De Moraes AC, Rendo-Urteaga T, Moreno LA, Carvalho HB. Validity and reliability of sleep time questionnaires in children and adolescents: A systematic review and meta-analysis. Sleep Med Rev. 2016 Dec;30:85-96.
  4. De Moraes AC, Lacerda MB, Moreno LA, Horta BL, Carvalho HB. Prevalence of high blood pressure in 122,053 adolescents: a systematic review and meta-regression. Medicine (Baltimore). 2014 Dec;93(27):e232.
  5. Egger M, Davey Smith G, Altman DG (eds). Systematic Reviews in Health Care: Meta-analysis in context. 2001. London: BMJ books.
  6. Juni P, Witschi A, Bloch R. The hazards of scoring the quality of clinical trials for meta-analysis. JAMA 1999;282:1054-60.

localização

São Paulo – Avenida Paulista

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