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Meta Análise: Revisão Sistemática / Roteiro Completo

1. Seleção dos Estudos e Extração de Dados | 2. Sumarizar os dados “Meta-análise” | 3. Revisão de Conceitos de Revisão Sistemática e Meta-análise no Stata | 4. Revisão de Conceitos de Revisão Sistemática e Meta-análise no Stata – Exercícios Práticos | 5. Qualidade da evidência, viés de publicação e Meta-análise | 6. Peculiaridades da Meta-análise & Meta-regressão

Formato: On-line

data

Etapa 1 – Mód. 1 e Mód.2:
Curso Data Scientist com Stata

Etapa 2: 30/03 a 20/04/2021

(*) Conferir requisitos

Horário

19h às 21h

Duração: 2h Cada Sessão

local

On-line Ao Vivo

preço

R$ 1.800,00

descrição

O aumento do número de publicações científicas e a necessidade de que o conhecimento da melhor evidência existente sobre o efeito de uma exposição ou de uma intervenção chegue o mais rápido possível a gestores e profissionais de saúde justificam a necessidade da organização de sínteses das evidências existentes. Portanto, faz-se necessário sintetizar todas as provas de investigação de alta qualidade relevante para um problema/pergunta de pesquisa.

Esta síntese pode ser realizada por meio de uma revisão sistemática que deve ser focada em uma questão específica que buscará minimizar a ocorrência de vieses tanto na seleção dos estudos como também na análise e interpretação dos resultados, que poderá ou não utilizar técnicas estatísticas.

a quem se destina

Estudantes de graduação, pós-graduação, profissionais com e sem vínculos acadêmicos.

formador

Augusto César F. De Moraes, B.S., M.Sc., Ph.D.

http://www.linkedin.com/in/augustocesarfm

CV: http://lattes.cnpq.br/1475428568161112  
MyNCBI: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/myncbi/1dEN6uZAllR5G/bibliography/public/

Sou Epidemiologista e Educador Físico no Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, onde meu cargo atual é Jovem Cientista Associado Financiado pela FAPESP. E também sou Coordenador Científico do YCARE (Youth/Child cardiovascular Risk and Environmental) Research Group da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Eu tenho um B.Sc. em Educação Física, Residência em Fisiologia Humana, M.Sc. em Pediatria e eu tenho 2 diplomas de Doutorado (área: Epidemiologia e Ciências da Saúde) um graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, (Brasil), e outro pela Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Zaragoza, (Espanha).

Realizei pós-doutorado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, supervisionado pelo Livre Docente Heraclito B. Carvalho. E também fiz de pós-doutorado na Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, Departamento de Epidemiologia, supervisionado pelo Professor Emérito Moyses Szklo. Atualmente sou membro das Sociedades Científicas: Society for Epidemiologic Research (SER) desde 2017; International Epidemiological Association (IEA) desde 2014; American Society of Nutrition (ASN) desde 2016; The Obesity Society (TOS) desde 2019.

 

programa

ETAPA 1 – INTRODUÇÃO AO STATA 
Saiba mais aqui

1. Introdução do Stata – Análise e Manipulação de Dados Estruturados Usando Stata
23/03/2021 – 19h as 23h (4h)

  • Instalação e comandos básicos
  • Instalação de comandos elaborados por usuários
  • Exportação e importação de dados
  • Do-files e Log-files
  • Manipulação de bases de dados
  • Estatísticas descritivas
  • Gráficos
  • Outros recursos

2. Stata Intermediário – Análise e Interpretação de Bases de Dados Utilizando Ferramental de Regressão no Stata
30/03/2021 – 19h as 23h (4h)

  • Introduçãoà análise de regressão
  • Exemplos de utilização
  • Tipos de dados: cross-section, painel e séries de tempo
  • Estatísticas descritivas
  • Tabela ANOVA
  • Testes t e F
  • Interpretação e exportação dos resultados

Mais informações sobre o curso Data Scientist com Stata aqui

ETAPA 2 – REVISÃO SISTEMÁTICA E META-ANÁLISE

Pré-requisitos: imprescindível ter conhecimento da ferramenta STATA. 

1. Introdução à Revisão Sistemática e Meta-Análise
30/03 a 08/04/2021 –  19h às 21h (10h)

– Aula 1 – Como fazer uma pergunta de revisão sistemática?
30/03/2021 – 19h às 21h (2h)

  • Conceitos básicos sobre revisões sistemáticas e formulação da questão de pesquisa
  • Elaboração do protocolo de revisão sistemática (PICO e/ou PECO)
  • Busca: conceitos básicos e planos de ação em cada base de dados (PubMed, EMBASE, Web of Science, SCOPUS)
  • Critérios de elegibilidade dos estudos
  • Fluxograma dos estudos identificados: Como gerenciar
  • Atividade Prática 1: Vamos para internet – Endnoteweb

– Aula 2 – “Meta-análise” o que é e como fazer uma? 
01/04/2021 – 19h às 21h (2h)

  • Evidências científicas, importância e natureza da variabilidade entre estudos
  • Conceitos básicos de meta-análise e análise de dados
  • Atividade Prática 2: Construção do fluxograma e tabela descritiva

– Aula 3 – Revisão Sistemática e Meta-análise de Estudos Observacionais no Stata
05/04/2021 – 19h às 21h (2h)

  • Revisão de Conceitos em Revisões Sistemáticas e Meta-análises
  • Estudos Observacionais: qual a evidência que provém?
  • Peculiaridades em Revisões Sistemáticas de Estudos Observacionais
  • Viés de publicação: o que é e como avaliar?
  • Atividade Prática 3: Extração de dados de estudos incluídos: formulários e banco de dados

Pré-requisitos: ter domínio do programa do curso básico e da Etapa 1 de Introdução ao Stata.

– Aula 4 – Revisão Sistemática e Meta-análise no Stata – Comparação Médias
06/04/2021 – 19h às 21h (2h)

  • Meta-análise de dados comparados e não comparados
  • Conceitos de heterogeneidade: estatística e conceitual
  • Dados brutos versus dados ajustados
  • Atividade Prática 4: Comparação de Médias (SMD, MD)

– Aula 5 – Qualidade da evidência e Meta-análise
08/04/2021 – 19h às 21h (2h)

  • Avaliação da qualidade da evidência
  • Método GRADE
  • Critérios STARD e QUADAS 2
  • Interpretação e aplicabilidade da qualidade de evidência nos resultados

Pré-requisitos: ter domínio do programa do curso básico e da Etapa 1 de Introdução ao Stata.


2. Conteúdos Avançados em Revisão Sistemática & Meta-análise

12/04 a 30/04/2021 – 19h às 21h (10h)

– Aula 6 – Revisão Sistemática e Meta-análise de Ensaios Clínicos no Stata
12/04/2021 – 19h às 21h (2h)  

  • Ensaios Clínicos (Randomizados ou não-Randomizados): qual a evidência que provém?
  • Peculiaridades em Revisões Sistemáticas de Ensaios Clínicos
  • Viés de publicação: o que é e como avaliar?
  • Atividade prática 6.1: Literatura Cinzenta como buscar.
  • Atividade prática 6.2: Extração de dados e construção do banco de dados

Pré-requisitos: ter domínio do programa do curso básico e da Etapa 1 de Introdução ao Stata.

– Aula 7 – Revisão Sistemática e Meta-análise no Stata – Dados Categorizados
13/04/2021 – 19h às 21h (2h)  

  • Revisão de regressão logística
  • Meta-análise de dados comparados e não comparados
  • Conceitos de heterogeneidade: estatística e conceitual
  • Dados brutos versus dados ajustados
  • Atividade Prática 7: Meta-Análises de dados categóricos brutos (RR, OR, RD)

Pré-requisitos: ter domínio do programa do curso básico e da Etapa 1 de Introdução ao Stata.

– Aula 8 – Meta-regressão: Definição e aplicação
15/04/2021 – 19h às 21h (2h)  

  • Revisão de Regressão Linear
  • Heterogeneidade Residual: Estratégias de Análise
  • Modelos Mistos em Meta-análises
  • Meta-Regressão: Conceitos Básicos e Interpretação
  • Atividade prática 8: Meta-Regressão com Uni e Múltiplas com Covariáveis

– Aula 9 – Meta-análise de precisão diagnóstica: Definição e aplicação
19/04/2021 – 19h às 21h (2h)

  • Revisão de conceitos de métodos diagnósticos
  • Estudos de Validação: Estratégias de Análise
  • Meta-análise de precisão diagnóstica: Conceitos Básicos e Interpretação
  • Modelos Fixos e Randômicos em Meta-análises de precisão diagnóstica
  • Atividade prática 9: Métodos padrão para meta-análise de estudo de precisão de teste de diagnóstico

– Aula 10 – Apresentação de resultados – Aula aberta aos alunos trazerem questões dos seus respectivos projetos
20/04/2021 – 19h às 21h (2h)

  • Apresentação dos projetos e momento para esclarecer dúvidas
  • Avaliação do Curso
  • Apresentação de Resultados

preço

R$ 1.800,00

Os valores acima podem ser parcelados em 3x no Boleto Bancário.

data e horário

Etapa 1: Curso Data Scientist com Stata

Mód. 1: 23/03/2021 – 19h às 23h
Mód. 2: 
30/03/2021 – 19h às 23h

Etapa 2: Revisão Sistemática e Meta-Análise

Aula 1: 30/03/21 – 19h às 21h
Aula 2: 01/04/21 – 19h às 21h
Aula 3: 05/04/21 – 19h às 21h
Aula 4: 06/04/21 – 19h às 21h
Aula 5: 08/04/21 – 19h às 21h
Aula 6: 12/04/21 – 19h às 21hh
Aula 7: 13/04/21 – 19h às 21h
Aula 8: 15/04/21 – 19h às 21h
Aula 9: 19/04/21 – 19h às 21h
Aula 10: 20/04/21 – 19h às 21h

pré-requisitos e metodologia

Descrito abaixo de cada módulo.

Conhecimento/Domínio no programa Stata ou Participação nos Módulos 1 e 2 do curso Data Scientist com Stata.

Formato: On-line Ao Vivo

Recursos Tecnológicos: Necessário que os estudantes tenham instalados em seu notebook o software Stata, mínimo na versão 10.

Materiais utilizados e disponibilizados: As aulas serão ministradas de forma expositiva, em conjunto com a resolução de exercícios.

As listas de exercícios práticos semanais serão enviadas por meio de links individualizados da plataforma online Google Forms. Os alunos terão três dias corridos após o término da aula para responder e enviar as respostas pelo Google Forms. Após este período o link do Google Forms será bloqueado para respostas.

Nota: O curso é de ensino remotouma adaptação do ensino presencial portanto, não será fornecido gravações nem slides das aulas, sugerimos que os alunos tenham caderno e leiam os livros enviados como referência básica.

referências bibliográficas

  1. De Moraes AC, Fadoni RP, Ricardi LM, Souza TC, Rosaneli CF, Nakashima AT, Falcão MC. Prevalence of abdominal obesity in adolescents: a systematic review. Obes Rev. 2011 Feb;12(2):69-77.
  2. De Moraes AC, Fulaz CS, Netto-Oliveira ER, Reichert FF. [Prevalence of metabolic syndrome in adolescents: a systematic review]. Cad Saude Publica. 2009 Jun;25(6):1195-202.
  3. Nascimento-Ferreira MV, Collese TS, De Moraes AC, Rendo-Urteaga T, Moreno LA, Carvalho HB. Validity and reliability of sleep time questionnaires in children and adolescents: A systematic review and meta-analysis. Sleep Med Rev. 2016 Dec;30:85-96.
  4. De Moraes AC, Lacerda MB, Moreno LA, Horta BL, Carvalho HB. Prevalence of high blood pressure in 122,053 adolescents: a systematic review and meta-regression. Medicine (Baltimore). 2014 Dec;93(27):e232.
  5. Egger M, Davey Smith G, Altman DG (eds). Systematic Reviews in Health Care: Meta-analysis in context. London: BMJ books.
  6. Juni P, Witschi A, Bloch R. The hazards of scoring the quality of clinical trials for meta-analysis. JAMA 1999;282:1054-60.

localização

On-line Ao Vivo: A plataforma usada será CISCO Webex, com a qual a aula é ministrada ao vivo com interação absoluta dos participantes – 2 dias antes do treinamento enviaremos o link de acesso com senha aos interessados.

  1. É possível acessar o link do  treinamento que lhe for enviado em 2 dispositivos (Tablet,  celular e/ou outro computador)
  2. Pedimos se possível, deixar o computador/equipamento com a ferramenta usada no curso instalado, livre para realizar os exercícios práticos. Ou deixar 2 monitores ligados ao mesmo computador.

Este procedimento facilita o acompanhamento do curso. 

Todo o conteúdo e material disponibilizado pelos professores estão protegidos pela  Lei 9610/98 – que trata do direito autoral e limitações de uso. Você está ciente e concorda que:  a GADES SOLUTIONS e os nossos professores parceiros não  autorizam e não concordam  com o uso de  ferramentas de screencast para gravação das videoaulas.

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