Meta Análise: Revisão Sistemática / Roteiro Completo
1. Seleção dos Estudos e Extração de Dados | 2. Sumarizar os dados “Meta-análise” | 3. Revisão de Conceitos de Revisão Sistemática e Meta-análise no Stata | 4. Revisão de Conceitos de Revisão Sistemática e Meta-análise no Stata – Exercícios Práticos | 5. Qualidade da evidência, viés de publicação e Meta-análise | 6. Peculiaridades da Meta-análise & Meta-regressão
Formato: On-line
data
Etapa 1 – Mód. 1 e Mód.2:
Curso Data Scientist com Stata
Etapa 2: 30/03 a 20/04/2021
(*) Conferir requisitos
Horário
19h às 21h
Duração: 2h Cada Sessão
local
On-line Ao Vivo
preço
R$ 1.800,00
descrição
O aumento do número de publicações científicas e a necessidade de que o conhecimento da melhor evidência existente sobre o efeito de uma exposição ou de uma intervenção chegue o mais rápido possível a gestores e profissionais de saúde justificam a necessidade da organização de sínteses das evidências existentes. Portanto, faz-se necessário sintetizar todas as provas de investigação de alta qualidade relevante para um problema/pergunta de pesquisa.
Esta síntese pode ser realizada por meio de uma revisão sistemática que deve ser focada em uma questão específica que buscará minimizar a ocorrência de vieses tanto na seleção dos estudos como também na análise e interpretação dos resultados, que poderá ou não utilizar técnicas estatísticas.
a quem se destina
Estudantes de graduação, pós-graduação, profissionais com e sem vínculos acadêmicos.
formador
Augusto César F. De Moraes, B.S., M.Sc., Ph.D.
http://www.linkedin.com/in/augustocesarfm
CV: http://lattes.cnpq.br/1475428568161112
MyNCBI: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/myncbi/1dEN6uZAllR5G/bibliography/public/
Sou Epidemiologista e Educador Físico no Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, onde meu cargo atual é Jovem Cientista Associado Financiado pela FAPESP. E também sou Coordenador Científico do YCARE (Youth/Child cardiovascular Risk and Environmental) Research Group da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Eu tenho um B.Sc. em Educação Física, Residência em Fisiologia Humana, M.Sc. em Pediatria e eu tenho 2 diplomas de Doutorado (área: Epidemiologia e Ciências da Saúde) um graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, (Brasil), e outro pela Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Zaragoza, (Espanha).
Realizei pós-doutorado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, supervisionado pelo Livre Docente Heraclito B. Carvalho. E também fiz de pós-doutorado na Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, Departamento de Epidemiologia, supervisionado pelo Professor Emérito Moyses Szklo. Atualmente sou membro das Sociedades Científicas: Society for Epidemiologic Research (SER) desde 2017; International Epidemiological Association (IEA) desde 2014; American Society of Nutrition (ASN) desde 2016; The Obesity Society (TOS) desde 2019.
programa
ETAPA 1 – INTRODUÇÃO AO STATA
> Saiba mais aqui
1. Introdução do Stata – Análise e Manipulação de Dados Estruturados Usando Stata
23/03/2021 – 19h as 23h (4h)
- Instalação e comandos básicos
- Instalação de comandos elaborados por usuários
- Exportação e importação de dados
- Do-files e Log-files
- Manipulação de bases de dados
- Estatísticas descritivas
- Gráficos
- Outros recursos
2. Stata Intermediário – Análise e Interpretação de Bases de Dados Utilizando Ferramental de Regressão no Stata
30/03/2021 – 19h as 23h (4h)
- Introduçãoà análise de regressão
- Exemplos de utilização
- Tipos de dados: cross-section, painel e séries de tempo
- Estatísticas descritivas
- Tabela ANOVA
- Testes t e F
- Interpretação e exportação dos resultados
Mais informações sobre o curso Data Scientist com Stata aqui
ETAPA 2 – REVISÃO SISTEMÁTICA E META-ANÁLISE
Pré-requisitos: imprescindível ter conhecimento da ferramenta STATA.
1. Introdução à Revisão Sistemática e Meta-Análise
30/03 a 08/04/2021 – 19h às 21h (10h)
– Aula 1 – Como fazer uma pergunta de revisão sistemática?
30/03/2021 – 19h às 21h (2h)
- Conceitos básicos sobre revisões sistemáticas e formulação da questão de pesquisa
- Elaboração do protocolo de revisão sistemática (PICO e/ou PECO)
- Busca: conceitos básicos e planos de ação em cada base de dados (PubMed, EMBASE, Web of Science, SCOPUS)
- Critérios de elegibilidade dos estudos
- Fluxograma dos estudos identificados: Como gerenciar
- Atividade Prática 1: Vamos para internet – Endnoteweb
– Aula 2 – “Meta-análise” o que é e como fazer uma?
01/04/2021 – 19h às 21h (2h)
- Evidências científicas, importância e natureza da variabilidade entre estudos
- Conceitos básicos de meta-análise e análise de dados
- Atividade Prática 2: Construção do fluxograma e tabela descritiva
– Aula 3 – Revisão Sistemática e Meta-análise de Estudos Observacionais no Stata
05/04/2021 – 19h às 21h (2h)
- Revisão de Conceitos em Revisões Sistemáticas e Meta-análises
- Estudos Observacionais: qual a evidência que provém?
- Peculiaridades em Revisões Sistemáticas de Estudos Observacionais
- Viés de publicação: o que é e como avaliar?
- Atividade Prática 3: Extração de dados de estudos incluídos: formulários e banco de dados
Pré-requisitos: ter domínio do programa do curso básico e da Etapa 1 de Introdução ao Stata.
– Aula 4 – Revisão Sistemática e Meta-análise no Stata – Comparação Médias
06/04/2021 – 19h às 21h (2h)
- Meta-análise de dados comparados e não comparados
- Conceitos de heterogeneidade: estatística e conceitual
- Dados brutos versus dados ajustados
- Atividade Prática 4: Comparação de Médias (SMD, MD)
– Aula 5 – Qualidade da evidência e Meta-análise
08/04/2021 – 19h às 21h (2h)
- Avaliação da qualidade da evidência
- Método GRADE
- Critérios STARD e QUADAS 2
- Interpretação e aplicabilidade da qualidade de evidência nos resultados
Pré-requisitos: ter domínio do programa do curso básico e da Etapa 1 de Introdução ao Stata.
2. Conteúdos Avançados em Revisão Sistemática & Meta-análise
12/04 a 30/04/2021 – 19h às 21h (10h)
– Aula 6 – Revisão Sistemática e Meta-análise de Ensaios Clínicos no Stata
12/04/2021 – 19h às 21h (2h)
- Ensaios Clínicos (Randomizados ou não-Randomizados): qual a evidência que provém?
- Peculiaridades em Revisões Sistemáticas de Ensaios Clínicos
- Viés de publicação: o que é e como avaliar?
- Atividade prática 6.1: Literatura Cinzenta como buscar.
- Atividade prática 6.2: Extração de dados e construção do banco de dados
Pré-requisitos: ter domínio do programa do curso básico e da Etapa 1 de Introdução ao Stata.
– Aula 7 – Revisão Sistemática e Meta-análise no Stata – Dados Categorizados
13/04/2021 – 19h às 21h (2h)
- Revisão de regressão logística
- Meta-análise de dados comparados e não comparados
- Conceitos de heterogeneidade: estatística e conceitual
- Dados brutos versus dados ajustados
- Atividade Prática 7: Meta-Análises de dados categóricos brutos (RR, OR, RD)
Pré-requisitos: ter domínio do programa do curso básico e da Etapa 1 de Introdução ao Stata.
– Aula 8 – Meta-regressão: Definição e aplicação
15/04/2021 – 19h às 21h (2h)
- Revisão de Regressão Linear
- Heterogeneidade Residual: Estratégias de Análise
- Modelos Mistos em Meta-análises
- Meta-Regressão: Conceitos Básicos e Interpretação
- Atividade prática 8: Meta-Regressão com Uni e Múltiplas com Covariáveis
– Aula 9 – Meta-análise de precisão diagnóstica: Definição e aplicação
19/04/2021 – 19h às 21h (2h)
- Revisão de conceitos de métodos diagnósticos
- Estudos de Validação: Estratégias de Análise
- Meta-análise de precisão diagnóstica: Conceitos Básicos e Interpretação
- Modelos Fixos e Randômicos em Meta-análises de precisão diagnóstica
- Atividade prática 9: Métodos padrão para meta-análise de estudo de precisão de teste de diagnóstico
– Aula 10 – Apresentação de resultados – Aula aberta aos alunos trazerem questões dos seus respectivos projetos
20/04/2021 – 19h às 21h (2h)
- Apresentação dos projetos e momento para esclarecer dúvidas
- Avaliação do Curso
- Apresentação de Resultados
preço
R$ 1.800,00
Os valores acima podem ser parcelados em 3x no Boleto Bancário.
data e horário
Etapa 1: Curso Data Scientist com Stata
Mód. 1: 23/03/2021 – 19h às 23h
Mód. 2: 30/03/2021 – 19h às 23h
Etapa 2: Revisão Sistemática e Meta-Análise
Aula 1: 30/03/21 – 19h às 21h
Aula 2: 01/04/21 – 19h às 21h
Aula 3: 05/04/21 – 19h às 21h
Aula 4: 06/04/21 – 19h às 21h
Aula 5: 08/04/21 – 19h às 21h
Aula 6: 12/04/21 – 19h às 21hh
Aula 7: 13/04/21 – 19h às 21h
Aula 8: 15/04/21 – 19h às 21h
Aula 9: 19/04/21 – 19h às 21h
Aula 10: 20/04/21 – 19h às 21h
pré-requisitos e metodologia
Descrito abaixo de cada módulo.
Conhecimento/Domínio no programa Stata ou Participação nos Módulos 1 e 2 do curso Data Scientist com Stata.
Formato: On-line Ao Vivo
Recursos Tecnológicos: Necessário que os estudantes tenham instalados em seu notebook o software Stata, mínimo na versão 10.
Materiais utilizados e disponibilizados: As aulas serão ministradas de forma expositiva, em conjunto com a resolução de exercícios.
As listas de exercícios práticos semanais serão enviadas por meio de links individualizados da plataforma online Google Forms. Os alunos terão três dias corridos após o término da aula para responder e enviar as respostas pelo Google Forms. Após este período o link do Google Forms será bloqueado para respostas.
Nota: O curso é de ensino remoto, uma adaptação do ensino presencial portanto, não será fornecido gravações nem slides das aulas, sugerimos que os alunos tenham caderno e leiam os livros enviados como referência básica.
referências bibliográficas
- De Moraes AC, Fadoni RP, Ricardi LM, Souza TC, Rosaneli CF, Nakashima AT, Falcão MC. Prevalence of abdominal obesity in adolescents: a systematic review. Obes Rev. 2011 Feb;12(2):69-77.
- De Moraes AC, Fulaz CS, Netto-Oliveira ER, Reichert FF. [Prevalence of metabolic syndrome in adolescents: a systematic review]. Cad Saude Publica. 2009 Jun;25(6):1195-202.
- Nascimento-Ferreira MV, Collese TS, De Moraes AC, Rendo-Urteaga T, Moreno LA, Carvalho HB. Validity and reliability of sleep time questionnaires in children and adolescents: A systematic review and meta-analysis. Sleep Med Rev. 2016 Dec;30:85-96.
- De Moraes AC, Lacerda MB, Moreno LA, Horta BL, Carvalho HB. Prevalence of high blood pressure in 122,053 adolescents: a systematic review and meta-regression. Medicine (Baltimore). 2014 Dec;93(27):e232.
- Egger M, Davey Smith G, Altman DG (eds). Systematic Reviews in Health Care: Meta-analysis in context. London: BMJ books.
- Juni P, Witschi A, Bloch R. The hazards of scoring the quality of clinical trials for meta-analysis. JAMA 1999;282:1054-60.
localização
On-line Ao Vivo: A plataforma usada será CISCO Webex, com a qual a aula é ministrada ao vivo com interação absoluta dos participantes – 2 dias antes do treinamento enviaremos o link de acesso com senha aos interessados.
- É possível acessar o link do treinamento que lhe for enviado em 2 dispositivos (Tablet, celular e/ou outro computador)
- Pedimos se possível, deixar o computador/equipamento com a ferramenta usada no curso instalado, livre para realizar os exercícios práticos. Ou deixar 2 monitores ligados ao mesmo computador.
Este procedimento facilita o acompanhamento do curso.
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