Meta Análise: Revisão Sistemática / Roteiro Completo

1. Seleção dos Estudos e Extração de Dados | 2. Sumarizar os dados “Meta-análise” | 3. Revisão de Conceitos de Revisão Sistemática e Meta-análise no Stata | 4. Revisão de Conceitos de Revisão Sistemática e Meta-análise no Stata – Exercícios Práticos | 5. Qualidade da evidência, viés de publicação e Meta-análise | 6. Peculiaridades da Meta-análise & Meta-regressão

Formato: On-line

data

08/06 – M1
10/06 – M2
15/06 – M3
17/06 – M4
22/06 – M5
24/06 – M6

duração

3h / Módulo

local

ON-LINE
PLATAFORNA CISCO WEBEX

preço

R$ 500,00 / Módulo
40% DESCONTO PARA ACADÊMICOS

descrição

O aumento do número de publicações científicas e a necessidade de que o conhecimento da melhor evidência existente sobre o efeito de uma exposição ou de uma intervenção chegue o mais rápido possível a gestores e profissionais de saúde justificam a necessidade da organização de sínteses das evidências existentes. Portanto, faz-se necessário sintetizar todas as provas de investigação de alta qualidade relevante para um problema/pergunta de pesquisa.

Esta síntese pode ser realizada por meio de uma revisão sistemática que deve ser focada em uma questão específica que buscará minimizar a ocorrência de vieses tanto na seleção dos estudos como também na análise e interpretação dos resultados, que poderá ou não utilizar técnicas estatísticas.

 

a quem se destina

Estudantes de graduação, pós-graduação, profissionais com e sem vínculos acadêmicos.

formador

Augusto César F. De Moraes, B.S., M.Sc., Ph.D.

http://www.linkedin.com/in/augustocesarfm

CV: http://lattes.cnpq.br/1475428568161112  
MyNCBI: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/myncbi/1dEN6uZAllR5G/bibliography/public/

Sou Epidemiologista e Educador Físico no Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, onde meu cargo atual é Jovem Cientista Associado Financiado pela FAPESP. E também sou Coordenador Científico do YCARE (Youth/Child cardiovascular Risk and Environmental) Research Group da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Eu tenho um B.Sc. em Educação Física, Residência em Fisiologia Humana, M.Sc. em Pediatria e eu tenho 2 diplomas de Doutorado (área: Epidemiologia e Ciências da Saúde) um graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, (Brasil), e outro pela Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Zaragoza, (Espanha).

Realizei pós-doutorado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, supervisionado pelo Livre Docente Heraclito B. Carvalho. E também fiz de pós-doutorado na Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, Departamento de Epidemiologia, supervisionado pelo Professor Emérito Moyses Szklo. Atualmente sou membro das Sociedades Científicas: Society for Epidemiologic Research (SER) desde 2017; International Epidemiological Association (IEA) desde 2014; American Society of Nutrition (ASN) desde 2016; The Obesity Society (TOS) desde 2019.

 

programa

PROGRAMA  1 – INTRODUTORIO – BÁSICO

Objetivos

Pretende‑se que, ao final deste programa, o participante esteja capacitado a:

  • Entender a importância das estratégias de busca, seleção de artigos e técnicas de sumarização de dados e síntese de evidências científicas;
  • Avaliar a elegibilidade e qualidade dos estudos;
  • Compreender comandos básicos do software Stata;
  • Compreender conceitos básicos de meta-análise e análise de dados.

TEMAS ABORDADOS:

Módulo 1 – Seleção dos Estudos e Extração de Dados (3h)

  • Evidências científicas, importância e natureza da variabilidade entre estudos
  • Avaliação da elegibilidade dos estudos
  • Qualidade metodológica de ensaios clínicos (avaliação do risco de viés)
  • Atividade Prática 2: avaliação de qualidade metodológica de artigos selecionados
  • Atividade Prática 3: Extração de dados de estudos incluídos: formulários e banco de dados
  • Escolha das medidas de efeito

Pré-requisitos: não há

Módulo 2 – Sumarizar os dados “Meta-análise” (3h)

  • Conceitos básicos de meta-análise e análise de dados
  • Conceitos de heterogeneidade e métodos usados para combinar os estudos: modelos de efeito fixo e aleatório, inconsistência, análise de sensibilidade e meta-regressão.
  • Avaliação de viés de publicação.
  • Atividade Prática 4: Introdução ao Stata e construção do banco de dados

Pré-requisitos: não há

PROGRAMA 2 – AVANÇADO

Objetivos

Pretende‑se que, ao final do curso, o participante esteja capacitado a:

  • Desenhar um protocolo de revisão sistemática;
  • Conduzir uma revisão sistemática;
  • Sumarizar evidências da literatura;
  • Operacionalizar meta-análise (se aplicável).

TEMAS ABORDADOS:

Módulo 3 – Revisão de Conceitos de Revisão Sistemática e Meta-análise no Stata (3h)

  • Revisão de Conceitos em Revisões Sistemáticas e Meta-análises
  • Estudos Observacionais: qual a evidência que provém?
  • Peculiaridades em Revisões Sistemáticas de Estudos Observacionais

Pré-requisitos: ter domínio do programa do curso básico.

Módulo 4 – Revisão de Conceitos de Revisão Sistemática e Meta-análise no Stata – Exercícios Práticos (3h)

  • Atividade Prática 1: Construa o seu próprio protocolo de Revisão de Sistemática.
  • Atividade Prática 2: Meta-análise no Stata
  • Stata: revisão básica
  • Meta-análise de dados comparados e não comparados
  • Dados brutos versus dados ajustados

Pré-requisitos: ter domínio do programa do curso básico.

Módulo 5 – Qualidade da evidência, viés de publicação e Meta-análise (3h)

  • Avaliação da qualidade da evidência: STARD e QUADAS 2
  • Avaliando viés de publicação
  • Sumarização da medida de efeito
  • Atividade prática 3: extração de dados
  • Meta-análise: aspectos estatísticos
  • Heterogeneidade estatística: O que fazer com ela?
  • Interpretação e aplicabilidade dos resultados

Pré-requisitos: ter domínio do programa do curso básico.

Módulo 6 – Peculiaridades da Meta-análise & Meta-regressão (3h)

  • Heterogeneidade Residual: Estratégias de Análise
  • Modelos Mistos em Meta-análises
  • Meta-Regressão: Conceitos Básicos e Interpretação
  • Meta-Regressão com Múltiplas Covariáveis
  • Meta-Análises de dados categóricos brutos (RR, OR, RD) e dados continuos (SMD, MD)

Pré-requisitos: ter domínio do programa do curso básico.

preço

R$ 500,00 por módulo – para demais profissionais

40% Desconto para Acadêmicos – Necessário envio de comprovante de matrícula ou que figure no corpo docente de instituições de ensino.

horário e data

08/06/20 – 16h às 19h: Módulo 1 – Seleção dos Estudos e Extração de Dados (3h)

10/06/20 – 16h às 19h: Módulo 2 – Sumarizar os dados “Meta-análise” (3h)

15/06/20 – 16h às 19h: Módulo 3 – Revisão de Conceitos de Revisão Sistemática e Meta-análise no Stata (3h)

17/06/20– 16h às 19h: Módulo 4 – Revisão de Conceitos de Revisão Sistemática e Meta-análise no Stata – Exercícios Práticos (3h)

22/06/20– 16h às 19h: Módulo 5 – Qualidade da evidência, viés de publicação e Meta-análise (3h) 

24/06/20– 16h às 19h: Módulo 6 – Peculiaridades da Meta-análise & Meta-regressão (3h)

Horário de Brasília

pré-requisitos e metodologia

Descrito abaixo de cada módulo

Formato: On-line

Recursos Tecnológicos: Necessário que os estudantes tenham instalados em seu notebook o software Stata, mínimo na versão 10.

Materiais utilizados e disponibilizados: As aulas serão ministradas de forma expositiva, em conjunto com a resolução de exercícios.

Referências Bibliográficas

  1. De Moraes AC, Fadoni RP, Ricardi LM, Souza TC, Rosaneli CF, Nakashima AT, Falcão MC. Prevalence of abdominal obesity in adolescents: a systematic review. Obes Rev. 2011 Feb;12(2):69-77.
  2. De Moraes AC, Fulaz CS, Netto-Oliveira ER, Reichert FF. [Prevalence of metabolic syndrome in adolescents: a systematic review]. Cad Saude Publica. 2009 Jun;25(6):1195-202.
  3. Nascimento-Ferreira MV, Collese TS, De Moraes AC, Rendo-Urteaga T, Moreno LA, Carvalho HB. Validity and reliability of sleep time questionnaires in children and adolescents: A systematic review and meta-analysis. Sleep Med Rev. 2016 Dec;30:85-96.
  4. De Moraes AC, Lacerda MB, Moreno LA, Horta BL, Carvalho HB. Prevalence of high blood pressure in 122,053 adolescents: a systematic review and meta-regression. Medicine (Baltimore). 2014 Dec;93(27):e232.
  5. Egger M, Davey Smith G, Altman DG (eds). Systematic Reviews in Health Care: Meta-analysis in context. London: BMJ books.
  6. Juni P, Witschi A, Bloch R. The hazards of scoring the quality of clinical trials for meta-analysis. JAMA 1999;282:1054-60.

localização

ONLINE – A plataforma usada será CISCO Webex, com a qual a aula é ministrada ao vivo com interação absoluta dos participantes – 2 dias antes do treinamento enviaremos o link de acesso com senha aos interessados.

  1. É possível acessar o link do  treinamento que lhe for enviado em 2 dispositivos (Tablet,  celular e/ou outro computador)
  2. Pedimos se possível, deixar o computador/equipamento com a ferramenta usada no curso instalado, livre para realizar os exercícios práticos. Ou deixar 2 monitores ligados ao mesmo computador.

Este procedimento facilita o acompanhamento do curso. 

Todo o conteúdo e material disponibilizado pelos professores estão protegidos pela  Lei 9610/98 – que trata do direito autoral e limitações de uso. Você está ciente e concorda que:  a GADES SOLUTIONS e os nossos professores parceiros não  autorizam e não concordam  com o uso de  ferramentas de screencast para gravação das videoaulas.

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